Sábado, 26 de Abril de 2008, 17h00 – 18h30

O sótão da sede da FAC transfigura-se: o ambiente circunspecto de reflexão do dia anterior que acompanhou a transmissão do documentário alusivo às circunstâncias que desembocaram no 25 de Abril de 1974 dá lugar a movimentação, muita conversa e risos… É dia da oficina “Lixo é útil” e os participantes, com idade entre 3 e 11 anos estão entusiasmados.

Num outro ponto da cidade, um dos elementos do grupo de dinamização da sede da FAC olha impaciente para o relógio depois de 40 minutos à espera da pessoa que irá dar a tão ansiada aula. Ele não aparece mas o lema já instituído é “não desmarcar nenhuma actividade divulgada para a qual exista assistência”.

Felizmente, o grupo tem uma composição variada e pela mão de um entusiasta que se revelou hábil no relacionamento com a nossa tão especial plateia, o processo criativo é iniciado.

Jornal, água e tinta branca fazem a delícia das 15 crianças que soltam a imaginação a moldar a pasta assim obtida em torno de um grande balde. Bola de futebol, centopeia, senhora, vulcão, flor, boneco de neve e sobretudo muita abstracção ganham cores sob vários pincéis. Risos, discussões e explicações: a sonoridade é típica de um lugar com 15 crianças a divertirem-se.

Identificadas as obras e feita a devida arrumação de materiais é hora para uma pequena conversa com todos sentados à volta da mesa. Afinal, o objectivo é sensibilizar para a importância da reciclagem e passar a mensagem que, tratar do lixo é uma responsabilidade de todos nós.

Fica lançado um desafio: na próxima semana (Sábado, dia 3 de Maio, às 17h) que tragam todos umas linhas escritas sobre o que fizeram para juntar à exposição destes trabalhos numa das salas perto da entrada.

Próxima oficina: “Estória-estória”, dia 31 de Maio, 17h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s